CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇA ÉTICAS E SUTENTÁVEIS


O Movimento Cidade Futura deu início ao primeiro Curso de Formação de Lideranças Éticas em abril de 2008.  Com o objetivo de preparar agentes sociais para participação efetiva na gestão pública das cidades do Triângulo Mineiro, através do Programa Cidade Educadora, que é desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PROEX/UFU, o curso já está na sua quarta edição.

A proposta é desenvolver líderes sustentáveis vai muito mais do que treinar habilidades. Procuramos desenvolver valores e atitudes, novos modelos mentais.

Durante os cursos, o Programa Cidade Educadora sempre  colocar a ética como questão central – São muitas as barreiras para a adoção de um foco mais ético nas organizações, enfim, na vida cotidiana. Os líderes atuais decidem pela coletividade, fazem “acordos” inspirados por interesses pessoais. Vemos que atualmente os líderes passam por cima dos interesses da coletividade. E isso que precisamos mudar com a formação de novos líderes éticos e sustentáveis.

Nossa meta é formar novos líderes com a pedagogia da sustentabilidade, que seus princípios éticos estejam presentes em todas as práticas.

A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou O Movimento Cidade Futura a  ganhar o respeito da Universidade Federal de Uberlândia, das instituições públicas e, principalmente, da comunidade de Uberlândia e Região na área de defesa da cidadania e capacitação para a participação social.

O curso de Formação de Liderança responde às demandas da realidade atual, que exige o despertar de novos líderes sociais, capazes de dialogar com os agentes públicos sem serem cooptados e aptos a influenciar positiva e profundamente na vida pública das cidades.

Ao final do curso o aluno estará apto a: identificar qual é o seu estilo de liderança, saber qual estilo aplicar às pessoas da sua equipe, identificar qual a maneira de se comunicar com gestores públicos e sociais, identificar as fases de maturidade das pessoas da sua equipe, saber orientar os seus companheiros como um treinador de pessoas, e saber como utilizar uma comunicação motivadora para com sua comunidade.

ANTERIOR Apresentação do Curso de Mobilidade Urbana
PRÓXIMO Metodologia do Curso de Formação de Lideranças