Tradicionalmente a política para bicicletas tem sido principalmente responsabilidade dos municípios. Os municípios são responsáveis pela maioria das instalações utilizadas pelos ciclistas. Isso envolve não apenas a infraestrutura viária mas também as instalações de estacionamento de bicicletas em espaços públicos. A rede local de ciclovias também é responsabilidade municipal.
Cada município possui uma abordagem diferente para o ciclismo. Alguns municípios implementam uma política de bicicletas independente, enquanto outros integram a política de bicicletas na política geral de tráfego e transporte. Raramente há um programa de implementação independente para medidas de mobilidade por bicicleta; geralmente ele se vincula a outras medidas de tráfego e espaço. Ao implementar a política de bicicletas é importante que os diversos departamentos estejam cientes uns dos outros e que os projetos sejam realizados de forma integrada para garantir a inclusão de infraestruturas para bicicletas.
A promoção do uso de bicicletas e o aumento da segurança no trânsito costumam ser os principais objetivos dentro da política de ciclistas. O objetivo é tornar a escolha de se locomover de bicicleta o mais atraente possível. A construção de boas redes de ciclovias e de instalações de estacionamento são os principais componentes. O combate ao roubo de bicicletas é um elemento importante da política de bicicletas em grandes municípios. Além das medidas físicas e espaciais para estimular o uso de bicicletas, a educação dos motoristas e a informação são fundamentais.